domingo, 13 de setembro de 2009

DIETA DE SOUTH BEACH


Desenvolvida pelo médico cardiologista americano Arthur Agatston, ela foi criada inicialmente para reduzir o colesterol ruim e o triglicérides do sangue. Mas como os pacientes perdiam peso, logo o programa alimentar passou a ser utilizado para o emagrecimento. Sua base é parecida com a do Dr. Atkins. A diferença é que restringe a quantidade e se preocupa com a qualidade dos alimentos. “Apesar de também ser um pouco severa, se preocupa com a qualidade dos produtos ingeridos”, destaca o Dr. Alexander.

Diferentemente de outras dietas que restringem diversos tipos de alimentos, a dieta de South Beach não limita e nem proíbe o consumo de carboidratos ou gordura. Também não há limites em termos de quantidades.
O que essa dieta propõe e incentiva é a identificação de quais carboidratos e gorduras são considerados bons para serem incluídos na dieta. Ela é dividida em três partes, sendo que a terceira pode ser seguida por toda a vida.
A única fase que restringe totalmente um grupo de alimentos é a primeira. Mas, é sempre bom lembrar que apesar da não restrição da quantidade, o ideal é ter bom senso. Você define a porção que satisfaz a sua fome, mas exagerar no consumo de proteínas pode conduzir a ingestão de muita gordura saturada.




As etapas da dieta de South Beach




Etapa 1:

O que você pode comer
Carnes, peixes e aves, cortes magros de carne de boi e de porco, frango sem pele (peito), peito de perú, lombo canadense, peixes e frutos do mar em geral.
Saladas, legumes e grãos, brócolis, couve-flor, alcachofra, pepino, aspargo, espinafre, berinjela, tomate, alface, cebola, cogumelos, aipo, broto de alfafa, abobrinha, feijão, lentilha, vagem, grão-de-bico, nozes.
Laticínios e semelhantes, leite desnatado, iogurte desnatado, queijos sem gordura (cottage, ricota, versões light), tofú, ovos.
Óleos e temperos, óleo de canola e azeite de oliva; pimenta do reino, malagueta, caiena, raiz forte.
Temperos sem açúcar em geral.
Doces, limite de 75 calorias diárias.



Alimentos vetados
Todas as bebidas alcoólicas, inclusive cerveja e vinho.
Todas as frutas e sucos de frutas.
Saladas, legumes e grãos
Legumes ricos em amido como batata e inhame, cenoura, milho e beterraba.
Queijos gordos, pão, cereais, arroz, macarrão e alimentos assados em geral.




Etapa 2:


o que você pode comer e novos alimentos
Todos os alimentos da primeira fase, além de maçã, banana, grapefruit, uva, manga, laranja, pêssego, ameixa, morango, melão, cereja, kiwi, pêra.
Saladas, legumes e grãos, cenoura, batata-doce, grão-de-bico, arroz integral, ervilha.
Alimentos à base de soja, chocolate amargo e meio-amargo (com moderação), pães com grãos, massas integrais, vinho tinto.



Alimentos proibidos
Alimentos que continuam proibidos durante a segunda fase da dieta:
Melancia, abacaxi, uva-passa, sucos de frutas industrializados.
Saladas, legumes e grãos, beterraba, milho, batata comum.
Alimentos com farinha refinada como pão branco, arroz branco, cookies.



Etapa 3

Pode comer segundo as regras das duas fases, pode comer ocasionalmente comidas “brancas”, mas deve manter uma alimentação saudável e equilibrada, testando o seu corpo para ver o que consegue comer. Se voltar a ganhar peso deve voltar a seguir a segunda fase da dieta de South Beach.



Uma dica importante:
Toda e qualquer dieta precisa ter o acompanhamento de um médico endocrinologista ou de uma nutricionista. Se você deseja fazer essa dieta, converse com seu médico primeiro.

Um comentário:

Anônimo disse...

QUANTO TEMPO DURA CADA ETAPA ?