domingo, 13 de setembro de 2009

CHÁS


Seis xícaras diárias. Essa é a medida de chá recomendada . Mas, se você quiser mais, fique à vontade! O importante é não deixar de ingerir uma xícara de cinco a dez minutos antes de cada refeição, incluindo café da manhã, ceia e lanche.

Dessa forma, além do efeito terapêutico da erva, o chá dá uma sensação de saciedade, amenizando a fome, o que facilita controlar a quantidade de comida colocada no prato.


Quantas ervas usar no chá? Pode ser uma, duas ou todas de um mesmo grupo (veja abaixo).

Também é permitido combinar ervas de grupos diferentes. No caso de você ter retenção hídrica e intestino preso, por exemplo, faça um mix de ervas diuréticas e digestivas.


Alfafa e hortelã, segundo o doutor Gino, são curingas – desintoxicante e aromática, respectivamente, merecem entrar em todas as combinações. Ele divide as ervas em grupos de acordo com os princípios ativos e sua ação no organismo.


Diuréticas:

o fim da retenção hídrica

Agem nos rins e no córtex da glândula supra-renal, inibindo a produção do hormônio cortisona, que bloqueia a perda de peso ou, pior, engorda.

Ervas: cavalinha (Equisetum arvense), dente-de-leão (Taraxacum officinalis), cabelo-de-milho (Zea mays), sabugueiro (Sambucus nigra), abacateiro (Persea americana), quebra-pedra (Phyllantus niruri) e salsa (Petroselium sativum).


Digestivas:

intestino regulado e barriga lisinha

Contêm substâncias que atuam no fígado, onde é fabricada a bílis, que dissolve a gordura em moléculas menores, facilitando sua absorção pelo intestino.Ervas: hibisco (Hibiscus sabdariffa), cáscara- sagrada (Rhamnus purshiana), zedoária (Curcuma zedoaria), psilium (Plantago psyllium) e fucus (Fucus vesiculosus).


Calmantes:

ansiedade sob controle

Agem no sistema nervoso central, acalmando e baixando a ansiedade, que costuma desencadear a compulsão à comida.

Ervas: alecrim (Rosmarinus officinalis), hortelã (Mentha piperita), capim-limão (Cymbopogon citratus), camomila (Matricaria chamomile), melissa (Melissa officinalis), jasmim (Jasminum officinalis), mulungu (Erythrina mulungu) e aniz (Pimpinella anisum).


Desintoxicantes:

operação limpeza

O principal papel destas ervas é captar as toxinas do organismo, eliminando-as por meio da urina, das fezes e do suor e, com isso, colocando um fim no desequilíbrio que ocasiona o aumento de peso.

Ervas: alfafa (Medicago sativa), salsaparrilha (Smilax sp), zedoaria (Curcuma zedoaria), chá-verde (Camelia sinensis), espinheira-santa (Maytenus ilicifolia), bardana (Arctium lappa).


Emagrecedoras:

ação dissolve gordura

Têm princípios ativos que agem nos rins, no fígado e, principalmente, no intestino.

Ervas: alfafa (Medicago sativa), cavalinha (Equisetum arvense), cana-do-brejo (Costus spicatus), graviola (Anona muricata), cabelo-de-milho (Zea mays), carqueja (Baccharis trimera), capim-limão (Cymbopogon citratus).ferva e abafe


Preparar o chá é simples:

ferva a água, junte a erva desidratada e deixe levantar fervura. Desligue o fogo e abafe por dez minutos. Coe e beba quente, morno ou gelado, com ou sem adoçante. Para garantir o efeito medicinal e o sabor, use 1 colher de sopa de erva para 1 litro de água. No caso do mix, a recomendação é 1 colher de sopa de cada erva para a mesma quantidade de água. Triplique a medida se a erva for fresca.

DIETA DE SOUTH BEACH


Desenvolvida pelo médico cardiologista americano Arthur Agatston, ela foi criada inicialmente para reduzir o colesterol ruim e o triglicérides do sangue. Mas como os pacientes perdiam peso, logo o programa alimentar passou a ser utilizado para o emagrecimento. Sua base é parecida com a do Dr. Atkins. A diferença é que restringe a quantidade e se preocupa com a qualidade dos alimentos. “Apesar de também ser um pouco severa, se preocupa com a qualidade dos produtos ingeridos”, destaca o Dr. Alexander.

Diferentemente de outras dietas que restringem diversos tipos de alimentos, a dieta de South Beach não limita e nem proíbe o consumo de carboidratos ou gordura. Também não há limites em termos de quantidades.
O que essa dieta propõe e incentiva é a identificação de quais carboidratos e gorduras são considerados bons para serem incluídos na dieta. Ela é dividida em três partes, sendo que a terceira pode ser seguida por toda a vida.
A única fase que restringe totalmente um grupo de alimentos é a primeira. Mas, é sempre bom lembrar que apesar da não restrição da quantidade, o ideal é ter bom senso. Você define a porção que satisfaz a sua fome, mas exagerar no consumo de proteínas pode conduzir a ingestão de muita gordura saturada.




As etapas da dieta de South Beach




Etapa 1:

O que você pode comer
Carnes, peixes e aves, cortes magros de carne de boi e de porco, frango sem pele (peito), peito de perú, lombo canadense, peixes e frutos do mar em geral.
Saladas, legumes e grãos, brócolis, couve-flor, alcachofra, pepino, aspargo, espinafre, berinjela, tomate, alface, cebola, cogumelos, aipo, broto de alfafa, abobrinha, feijão, lentilha, vagem, grão-de-bico, nozes.
Laticínios e semelhantes, leite desnatado, iogurte desnatado, queijos sem gordura (cottage, ricota, versões light), tofú, ovos.
Óleos e temperos, óleo de canola e azeite de oliva; pimenta do reino, malagueta, caiena, raiz forte.
Temperos sem açúcar em geral.
Doces, limite de 75 calorias diárias.



Alimentos vetados
Todas as bebidas alcoólicas, inclusive cerveja e vinho.
Todas as frutas e sucos de frutas.
Saladas, legumes e grãos
Legumes ricos em amido como batata e inhame, cenoura, milho e beterraba.
Queijos gordos, pão, cereais, arroz, macarrão e alimentos assados em geral.




Etapa 2:


o que você pode comer e novos alimentos
Todos os alimentos da primeira fase, além de maçã, banana, grapefruit, uva, manga, laranja, pêssego, ameixa, morango, melão, cereja, kiwi, pêra.
Saladas, legumes e grãos, cenoura, batata-doce, grão-de-bico, arroz integral, ervilha.
Alimentos à base de soja, chocolate amargo e meio-amargo (com moderação), pães com grãos, massas integrais, vinho tinto.



Alimentos proibidos
Alimentos que continuam proibidos durante a segunda fase da dieta:
Melancia, abacaxi, uva-passa, sucos de frutas industrializados.
Saladas, legumes e grãos, beterraba, milho, batata comum.
Alimentos com farinha refinada como pão branco, arroz branco, cookies.



Etapa 3

Pode comer segundo as regras das duas fases, pode comer ocasionalmente comidas “brancas”, mas deve manter uma alimentação saudável e equilibrada, testando o seu corpo para ver o que consegue comer. Se voltar a ganhar peso deve voltar a seguir a segunda fase da dieta de South Beach.



Uma dica importante:
Toda e qualquer dieta precisa ter o acompanhamento de um médico endocrinologista ou de uma nutricionista. Se você deseja fazer essa dieta, converse com seu médico primeiro.

DIETA ORTOMOLECULAR


O programa nutricional ortomolecular, formulado pelo químico americano Linus Pauling, é um dos preferidos dos artistas ultimamente. Isso porque o objetivo é restaurar o equilíbrio bioquímico do organismo controlando a ingestão dos alimentos. “A dieta é interessante porque nutre o corpo com todas as classes de nutrientes. No entanto, é preciso tomar cuidado com a quantidade de suplementos vitamínicos e minerais que prescritos”, alerta o Dr. Alexander.

Alimentos permitidos:
Quase todos os alimentos são permitidos, principalmente os antioxidantes. O programa alimentar substitui os alimentos industrializados pelos frescos, carboidratos integrais e dá preferência à proteína com baixo teor de gordura, como peixes, ave, avestruz e clara de ovo.

Alimentos proibidos:
A alimentos industrializados, carne vermelha e gema de ovo. O carboidrato simples é expressamente proibido na última refeição do dia.

Vantagem:
a alimentação é bastante balanceada e abastece o organismo com todos os nutrientes necessários. Além disso, melhora pele, cabelo, unhas, ajuda a prevenir problemas cardíacos e melhora o funcionamento do intestino.

Desvantagem:
ainda é rejeitada pela classe médica, já que prescreve a utilização de suplementos de vitaminas e minerais diariamente.

DIETA MEDITERRÂNEO


Baseada no consumo de azeite de oliva, essa dieta – criada pelo médico Ancel Keys em 1945 – tem na culinária do Mediterrâneo sua grande fonte de inspiração. A alimentação propostaoferece pequena quantidade de gordura saturada. A explicação para o emagrecimento é que o azeite faz um equilíbrio com a gordura animal.

Alimentos permitidos:
Pode-se consumir gorduras monoinsaturadas, ômega 3 (salmão, atum, anchova, sardinha), ômega 6 (óleos de canola, milho, girassol e soja, azeite de oliva, sementes de gergelim, girassol, castanhas e nozes), além de frutas cítricas, verduras e até o vinho.


Alimentos proibidos:
Gordura saturada, carne vermelha, doces e açúcares em geral não são proibidos. Mas o consumo é bastante moderado.


Vantagem:

protege o coração contra enfartes, diminui o risco de câncer, retarda os danos ao cérebro causados pelo envelhecimento e aumenta a longevidade.


Desvantagem:

o grande consumo de vinho pode ser um problema. “É preciso tomar cuidado para não virar dependente”.

DIETA DA SOPA


Muita gente já pelo menos tentou fazer esse regime, à base de uma sopa de verduras que pode ser consumida à vontade durante todo o dia. A origem da receita é completamente desconhecida. Mas o resultado é verídico. “A dieta da sopa pode fazer você perder de três a sete quilos em uma semana. Mas é preciso ter cuidado. Manter esse regime por mais de sete dias pode ser uma agressão ao organismo”, esclarece o nutrólogo.

Alimentos permitidos:
Além da sopa, permite a ingestão de frutas, como maçã, melancia, melão, mamão, banana; além de legumes e verduras crus ou cozidos; água e chás à vontade. Nos últimos dias libera filé de frango e bife grelhado. Mas tudo tem que ser consumido rigorosamente como manda o cardápio.

Alimentos proibidos:
Durante esses sete dias da dieta fica proibido ingerir qualquer tipo de fritura.

Vantagem:
rápida perda de peso.

Desvantagem: é muito severo na ingestão de carboidrato, cortando radicalmente esta fonte de energia do organismo.

Dieta do Dr. Atkins


Conhecida mundialmente como a dieta da proteína, foi criada na década de 80 pelo médico americano Robert Atkins.

Esse regime restringe severamente a ingestão do carboidrato em todas as refeições. A grande perda de peso em curto espaço de tempo é o principal motivo de tanta adesão ao regime. “Ela é um pouco radical ao cortar o carboidrato e também não se preocupa com a qualidade e a quantidade do alimento ingerido”.


Alimentos permitidos:

Carnes, aves, peixes, verduras, frutas – até mesmo o abacate -, são muito bem-vindos.

A dieta também libera o consumo de ovos e carnes de porco, como o bacon, à vontade.


Alimentos proibidos:

Todos os derivados de carboidrato são expressamente proibidos. Arroz, pão, massas, farinhas, açúcar, bolo, além das leguminosas como ervilha, milho, lentilha, grão-de-bico e os queijos, leite e derivados também devem ser cortados do cardápio.


Vantagem:

rápida perda de peso.


Desvantagem:

é muito severo na ingestão de carboidrato, cortando radicalmente esta fonte de energia do organismo.




DIETA VEGETARINA


É muito mais uma filosofia de vida. A origem é milenar e consta que os primeiros povos a aderirem foram os budistas e indianos, por questões religiosas. Mas hoje existem diversos tipos de vegetarianos – desde os que se alimentam somente de vegetais até os que consomem ovos ou laticínios e derivados de animais.


Alimentos permitidos:
Todos os alimentos de origem vegetal são aceitos e, dependendo do grau de vegetarianismo, são permitidos queijos, leite e derivados, ovos e carnes brancas.


Alimentos proibidos:

Carne vermelha é proibidíssima!


Vantagem:

um regime sem carnes diminui o consumo das gorduras saturadas e os riscos de doenças cardiovasculares.


Desvantagem:

o vegetariano sofre por causa da deficiência de cálcio e ferro. Em alguns casos precisa ingerir suplementos alimentares para não ficar anêmico. “Os vegetarianos também envelhecem mais rápido já que têm deficiência nutricional”, conta o Dr. Alexander.

DIETA DO TIPO SANGUÍNEO




Criada pelo médico naturopata americano Peter James D¿Adamo, é baseada no tipo sangüíneo. Para o autor, cada organismo está preparado para assimilar um determinado alimento. “A dieta do tipo sangüíneo é muito boa, pois faz um bom balanceamento de todos os grupos alimentares”, garante o Dr. Alexander.


Basicamente, a dieta do grupo sanguíneo segue a premissa de que:


Cada grupo sangüineo (A, B, AB e O) devem seguir dietas específicas
Para cada grupo sanguíneo, os alimentos podem ser classificados como:


benéficos: alimentos que previnem e tratam doenças
neutro: alimentos que não previven doenças porém também não prejudicam à pessoa
nocivos: alimentos que podem agravar ou causar danos à pessoa


Alimentos permitidos:


Tipo O: os que têm sangue tipo O são carnívoras por natureza, por isso têm mais facilidade de digerir carne vermelha.


Tipo A: o sistema digestivo das pessoas desse grupo é mais sensível e, por isso, assimilam melhor os vegetais, peixes, cereais, leguminosas e frutas.


Tipo B: verdadeiros amantes de laticínios, são supertolerantes ao leite e seus derivados.


Tipo AB: os donos desse tipo sangüíneo aceitam comida misturada, mas com porções equilibradas.


Alimentos proibidos:


Tipo O: produtos de trigo, como pães e gérmen de trigo, além dos derivados do leite são bem nocivos às pessoas com esse tipo.


Tipo A: devem-se manter afastados da carne vermelha.


Tipo B: aves e milho são alimentos extremamente nocivos para os integrantes desse tipo.


Tipo AB: carne bovina, de porco e frango, além de leite integral e alguns derivados como queijo brie e parmesão, não são bem-aceitos pelo organismo portador de sangue AB.


Vantagem: os programas incluem todos os grupos alimentares para todos os tipos de sangue.


Desvantagem: o que depõe contra é que o programa alimentar baseado no tipo sangüíneo ainda não tem comprovação científica.


Sangue Tipo A


São vegetarianos com aparelho intestinal sensível e têm dificuldades para digerir proteínas de origem animal, pois sua produção de suco gástrico é mais limitada.


Alimentos Benéficos:


Carnes: evitar carnes vermelhas

Peixes: bacalhau, salmão vermelho, salmão, sardinha, truta

Laticínios: queijo de soja, tofu

Frutas: abacaxi, ameixa, cereja, figo, limão, amora, damasco

Verduras: abóbora moranga, alface romana, acelga, brócolis, cenoura, acelga, alcachofra, cebola

Cereais: farinhas de centeio, arroz, soja e aveia, pão de farinha de soja


Outros: alho, molho de soja, missô, melaço de cana, gengibre, chá verde, café normal, vinho tinto


Alimentos Neutros:
Carnes: frango e peru

Peixes: atum, pescada

Laticínios: iogurte, mussarela, ricota, iogurte c/ frutas, coalhada, queijo minas

Frutas: melão, passas, pêra, maçã, morango, uva, pêssego, goiaba, kiwi

Verduras: agrião, chicória, milho, beterraba

Cereais: fubá de milho, flocos de milho, cevada

Outros: açúcar branco, chocolate, alecrim, mostarda (seca), noz-moscada, manjericão, açúcar mascavo, manjericão, orégano, canela, hortelã, salsa, salvia


Alimentos Nocivos:
Carnes: bovina, carneiro, cordeiro, pato, porco e derivados, vitela

Peixes: mexilhões, lagostim, salmão defumado, caviar, ostra, lagosta, camarão, caranguejo.

Laticínios: creme de leite, sorvete, leite magro e integral, manteiga, requeijão

Frutas: caqui, carambola, côco

Verduras: repolho, tomate, inhame, batata, berinjela, batata doce

Cereais: Creme e germe de trigo, farinha de trigo integral, pão preto, pão integral, farinha branca, granola


Outros: alcaparras, gelatina pura, pimenta em grão, vinagre, cerveja, licor, chá preto, refrigerante


Sangue Tipo B


Podem tolerar dieta mais variado e o único tipo de sangue que tolera bem laticínios em geral.

Alimentos Benéficos:


Carnes: carneiro, cordeiro, coelho, veado

Peixes: bacalhau, salmão, linguado, badejo, caviar, sardinha

Laticínios: iogurte, mussarela, coalhada, leite, queijo, ovos, ricota

Frutas: abacaxi, bananas, mamão, uvas, ameixa fresca

Verduras: batata doce, cenoura, berinjela, inhame, beterraba, brócolis, couve, repolho

Cereais: arroz integral, aveia integral

Outros: gengibre, salsa, açafrão, hortelã, pimenta, ginseng, gengibre, sálvia

Alimentos Neutros:

Carnes: carne bovina, peru, vitela

Peixes: arenque, truta, atum, lula

Laticínios: leite soja, queijo parmesão, queijo soja, manteiga, requeijão, leite integral

Frutas: morango, laranja, kiwi, passas, pêra

Verduras: abóbora, agrião, alface, acelga, aipo, cogumelos, espinafre

Cereais: granola

Outros: café, vinho branco, cerveja, chá preto, chá de amora, hortelã, camomila

Alimentos Nocivos:

Carnes: frango, pato, porco, presunto

Peixes: lagosta, camarão, anchova, caranguejo, polvo, ostra, polvo, mexilhão

Laticínios: queijo fundido e roquefort, sorvete com leite

Frutas: caqui, carambola, coco

Verduras: alcachofra, azeitonas, tomate, broto de feijão, milho verde

Cereais: farinha de trigo, milho, centeio


Outros: canela, maisena, pimenta branca e do reino, gelatina pura, refrigerantes, bebidas destiladas




Sangue Tipo O


São carnívoros com aparelho intestinal forte e necessitam comer proteínas animais diariamente, caso contrário, estão propensos a desenvolver doenças gátricas como úlceras e gastrites devido a alta produção de sucos gástricos


Alimentos Benéficos:
Carnes: bovina, carneiro, vitela, cordeiro

Peixes: bacalhau, badejo, sardinha, linguado, salmão

Laticínios: Queijo de leite de cabra, queijo de soja

Frutas: ameixa, nozes, figo, sememte de abóbora

Verduras: abóbora, brócolis, espinafre, alface romana, acelga, salsa

Cereais: Evitar

Outros: azeite de oliva

Alimentos Neutros:
Carnes: frango e peru

Peixes: atum, camarão, lagosta

Laticínios: mussarela, manteiga, queijo minas

Frutas: noz pecãn, castanhas, avelã, pinha

Verduras: abobrinha, agrião, inhame

Cereais: farelo de arroz, farinha de trigo integral

Outros: óleo de canola


Alimentos Nocivos:
Carnes: carne de porco e derivados como presunto e bacon

Peixes: caviar, salmão defumado, polvo

Laticínios: creme de leite, iogurte, leite (integral ou magro), a maioria dos queijos, sorvete

Frutas: laranja, morango, côco, amora, amendoim, castanha do pará, pistache, castanha de caju, abacate

Verduras: berinjela, champignon, milho, repolho

Cereais: aveia, trigo, cuscuz e pão branco

Outros: óleo de milho, óleo de amendoim


Sangue Tipo AB


Necessitam de uma dieta equilibrada contendo um pouco de tudo.


Alimentos Benéficos:
Carnes: carneiro, coelho, cordeiro e peru

Peixes: atum, bacalhau, cavala, sardinha, garoupa, truta

Laticínios: coalhada, iogurte, mussarela, ricota, queijo cottage

Frutas: abacaxi, ameixa, cereja, figo, limão, kiwi, uva, framboesa

Verduras: aipo, alho, beterraba, berinjela, brócolis, couve-flor, pepino

Cereais: arroz, farinha de centeio, de trigo, aveia

Outros: curry, alho, missô, gengibre, camomila


Alimentos Neutros:
Carnes: faisão, fígado

Peixes: arenque, linguado, carpa

Laticínios: leite e queijo de soja, leite desnatado, requeijão

Frutas: ameixa seca, pêra, passas, mamão, maçã, pêssego

Verduras: broto de bambu, cebolinha, escarola, agrião, vagem

Cereais: cevada, germe de trigo, granola

Outros: açafrão, mel, açúcar, melaço, chocolate, vinho


Alimentos Nocivos:
Carnes: bovina, frango, porco, presunto e vitela

Peixes: anchova, camarão, caranguejo, lagosta, linguado, ostra, mexilhão, siri

Laticínios: leite integral, creme de leite, queijo parmesão, brie, provolone, roquefort, manteiga

Frutas: banana, caqui, goiaba, laranja, manga

Verduras: alcachofra, milho verde, nabo, pimentão, rabanete

Cereais: farinha de cevada, de milho, trigo sarraceno, cereais matinais, amido de milho

Outros: alcaparras, tapioca, vinagre, mel de milho, anis, maisena, malte de cevada, pimenta do reino e vermelha

DIETA DA SOPA




Esta é a receita que deve ser ingerida sempre no jantar


Ingredientes-


1 berinjela

- 2 nabos

- 2 cenouras

- 1 xíc. (chá) de vagem picada

- 3 pimentões coloridos

- 1 caixinha de molho de tomate

- 1 envelope de sopa de cebola

- cheiro verde e salsão

- 1 col. (chá) de pimenta branca

- 1 tablete de caldo light de galinha ou carne

- ½ repolho roxo


Modo de preparo


1. Cozinhe os legumes e separe.

2. Coloque 1 ½ litro de água em outra panela e dilua a sopa de pacote e o molho de tomate.

3. Quando ferver, acrescente os legumes e sirva.

Cardápio completo


O menu a seguir tem 1.200 calorias diárias e deve ser seguido de segunda-feira a sábado. Embora no domingo você esteja liberada do regime, tenha bom senso à mesa para não comprometer o resultado conquistado durante a semana, ok?


Segunda-feira


Café da manhã-

1 pote de iogurte natural-

1 fruta com 1 col. (sopa) de linhaça e mel ou geléia


Lanche da manhã

- 1 fruta

- 200 ml de leite desnatado


Almoço

- 1 col. (sopa) de arroz integral

- 2 col. (sopa) de purê de inhame ou mandioca

- 1 filé de peixe

- 2 claras de ovo cozidas ou 1 fatia média de queijo minas

- Legumes e verduras à vontade

- 1 fatia média de queijo ricota


Lanche da tarde

- 1 pote de iogurte

- 1 fatia média de queijo minas

Jantar
- 1 prato de sopa emagrecedora- Salada de agrião à vontade
Ceia
- 200 ml de achocolatado diet


Terça-feira


Café da manhã-

½ papaia batida com 1 pote de iogurte,

1 col. (sopa) de linhaça e mel


Lanche da tarde
- 2 fatias de abacaxi

- 200 ml de leite desnatado


Almoço

- Salada de alface, tomate e pepino à vontade

- 1 filé de peixe

- 2 col. (sopa) de purê de batata

- 2 col. (sopa) de feijão

- 2 claras de ovo cozidas


Lanche da tarde
- 3 morangos médios


Jantar

- 1 prato de sopa emagrecedora

- Salada de rúcula à vontade


Ceia

- 1 pote de iogurte

- Gelatina à vontade

Quarta-feira


Café da manhã

- 2 laranjas

- 1 pote de coalhada com 1 col. (sopa) de linhaça com mel


Lanche da manhã

- 2 bananas-prata


Almoço

- Salada de alface, brócolis e tomate cereja à vontade

- 2 col. (sopa) de grão-de-bico

- 1 clara de ovo cozida

- 1 fatia média de queijo minas

- 1 col. (sopa) de arroz integral


Lanche da tarde

- 1 fruta-do-conde-

1 pote de iogurte

- ½ fatia de abacaxi


Jantar

- 1 prato de sopa emagrecedora

- Salada de acelga à vontade


Ceia

- 200 ml de leite desnatado


Quinta-feira


Café da manhã

- 1 copo (200 ml) de leite com 1 col. (sopa) de linhaça e mel


Lanche da manhã

- 5 tâmaras


Almoço

- Salada de cenoura ralada, beterraba e tomate à vontade

- 2 col. (sopa) de purê de inhame- 2 col. (sopa) de feijão preto

- 1 filé de peixe pequeno


Lanche da tarde

- 1 pote de coalhada

- ½ fatia de abacaxi


Jantar

- 1 prato de sopa emagrecedora

- Salada de cenoura e beterraba cruas raladas


Ceia

- 2 ameixas

- 1 pote de iogurte


Sexta


Café da manhã

- 2 ameixas e 1 pote de iogurte


Lanche da manhã

- 2 bananas-passas


Almoço

- Salada de alface crespa, vagem e cenoura à vontade

- 2 col. (sopa) de purê de aipim- 2 col. (sopa) de lentilha

- 1 clara de ovo cozida

- 1 fatia média de ricota


Lanche da tarde

- 2 pêssegos

- ½ fatia de queijo minas


Jantar

- Salada de alface à vontade

- 1 prato de sopa emagrecedora


Ceia

- 1 pote de coalhada


Sábado


Café da manhã

- 200 ml de leite desnatado batido com 1 maçã e 1 col. (sopa) de linhaça


Lanche da manhã

- 3 damascos


Almoço

- Salada de rúcula e palmito à vontade

- 2 col. (sopa) de batata cozida

- 2 col. (sopa) de feijão

- 1 posta de peixe com tomate

- 1 col. (sopa) de purê de inhame


Lanche da tarde

- 1 fatia grande de ricota

- 1 goiaba média


Jantar

- 1 prato de sopa emagrecedora

- Salada de tomate à vontade


Ceia

- 1 Yakult


Um drible na fome
o estômago roncar você pode lançar mão de um truque esperto para garantir a saciedade.
Basta consumir, meia hora antes das refeições, 1 pote de gelatina de ágar-ágar — o pó é vendido em casas de produtos naturais e deve ser preparado conforme as instruções da embalagem

DIETA DAS BATATAS


Café da manhã


- Café ou chá sem açúcar;

- Pão integral com margarina de baixas calorias;

- Queijo branco;

- Mel ou marmelada dietética.


Almoço


- Batatas com ovo cozido e espinafre;

- Batatas com margarina baixas calorias ou batatas assadas com uma fatia de presunto magro;

- 100 gramas de fígado ou filé de peixe com vegetal cozido.


Jantar


- Salada de batatas com ovos cozidos;

- Batatas assadas com queijo branco.


Bebidas


- Suco de frutas frescas;

- Suco de tomates;

- Água mineral;

- Meio copo de vinho.


Obs: A batata contêm hidratos de carbono complexos em forma de amidos e fibras. É um dos alimentos mais nutritivos porque é muito rica em minerais, proteínas, vitaminas B e C. A reação metabólica que produz é a de desintegrar o glicogênio e provocar a perda de gordura e água.